Alterações Genéticas e condições passíveis de rastreamento através de exames de DNA

img - Alterações Genéticas e condições passíveis de rastreamento através de exames de DNA


Albinismo - Dobermans "white coated" e "white factorored" NÃO devem ser criados. Estes cães são * ALBINOS POSITIVOS DE TIROSINASE *. Em 1996, o AKC estabeleceu um sistema de rastreamento (a letra "Z" fará parte do número de registro) permitindo que os criadores identifiquem os dobermans coloridos normais que podem carregar o gene do albinismo. Uma lista com todos os cães que remontam aos pais de Shebah (o primeiro registrado no Albino Doberman) está disponível em http://dpca.org/albino/albino_zlist.php. Todos os criadores devem solicitar um pedigree certificado pela AKC com cores para verificar se os cães "white coated" e "white factorored" não estão presentes no pedigree do cão ou da cadela a serem criados.


D Locus (color genetics) – Diluição para cores azul e fulvo (isabela);

Uma mutação no gene da melanofilina (MLPH) é a causa da diluição da coloração do pelo. Duas cópias de 'd' irão diluir o pigmento preto em cinza/azul ou pigmento vermelho para creme/lustre. O teste genético para o D Locus pode identificar com segurança:

D / D: Cor completa

D / d: Portador de diluição

d / d: Diluir


B Locus – Identificação para cor preto (dominante) e marrom (recessivo);

Existem três combinações genéticas conhecidas que criam Dobermanns preto e marrom. Este gene está localizado na proteína 1 relacionado à tirosinase, ou TYRP1. O teste genético para o B Locus pode identificar com segurança todas as três mutações:

B / B: preto

B / b: Portador de marrom

b / b: Pelo e nariz castanho (marrom)


Genetic COI  – Grau de cosanguinidade;

COI é a abreviação do coeficiente de endogamia. Este número relata quão inato é o seu cão ao medir a percentagem de genes idênticos que foram passados para o cão testado, pela mãe e pelo pai. Você pode ter ouvido leigos afirmarem que o COI de um cão não é importante ou é impreciso, mas isso não é verdade. Embora os COIs baseados em pedigree possam ser muito imprecisos, o teste com o Projeto significa que você estará entre os primeiros a aprender o COI genético do seu cão. Esta importante nova medida, baseada no DNA do seu cão, pode muito bem se transformar em um divisor de águas. Pesquisas recentes descobriram uma correlação inversa entre o COI genético e a longevidade. Em um grande estudo envolvendo Golden Retrievers, os pesquisadores descobriram que para cada 1% que o COI aumenta, há uma perda correspondente de um mês de longevidade. Mas isso não é surpresa - os geneticistas alertam há décadas que, à medida que a raça canina se torna cada vez mais endógena, a doença genética aumentará e a saúde geral da raça diminuirá. O Doberman Project Diversity está trabalhando para validar os resultados deste estudo recente para os dobermans. Sabendo que em comparação com um cão com 1% de COI, um cão com 58% de COI tem estatisticamente maior probabilidade de morrer 57 meses (quatro anos e nove meses) mais cedo, nos fez prestar atenção a essa informação. Quando você testa através do Projeto, você não apenas aprenderá como seu cão é inato, você aprenderá onde essa endogamia está localizada (em cada cromossomo). Depois de analisar cada um dos cromossomos do seu cão, um Karyogram (mapa) de endogamia é criado para o seu cão. No cariograma, AZUL representa homozigose (endogamia) e AMARELO representa heterose (endogamia). Mas por que isso Importa? Porque alguns criadores estão trabalhando para evitar a homozigose em áreas específicas em cromossomos específicos que se acredita estarem associados à doença genética. Manter a homozigosidade à distância também significa interromper doenças causadas por mutações recessivas. DICA: Os resultados do teste incluem um relatório gratuito, feito para o seu veterinário, que também é uma folha de dicas úteis para as quais as mutações associadas à doença estão localizadas em quais cromossomos.

DLA Diversity – identificação de Haplótipo materno ou paterno. 

A diversidade de haplótipos maternos e paternos na região do Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC) do genoma tem sido encontrada em alguns estudos como estando associada à incidência de certas doenças autoimunes. Cães que têm menos diversidade nos haplótipos da região do MHC - ou seja, o Antígeno Leucocitário Canino (DLA) herdado da mãe é semelhante ao DLA herdado do pai - são considerados menos imunologicamente diversos.


Fontes e referências utilizadas: 

Meurs KM, Lahmers S, Keene BW, White SN, Oyama MA, Mauceli E, Lindblad-Toh K. A splice site mutation in a gene encoding for PDK4, a mitochondrial protein, is associated with the development of dilated cardiomyopathy in the Doberman pinscher. Hum Genet 2012; 131(8):1319-1325.

Mausberg TB, Wess G, Simak J, Keller L, Drögemüller M, Drögemüller C, Webster MT, Stephenson H, Dukes-McEwan J, Leeb T. A locus on chromosome 5 is associated with dilated cardiomyopathy in Doberman Pinschers. PLoS One 2011;6(5):e20042.

Owczarek-Lipska M, Mausberg TB, Stephenson H, Dukes-McEwan J, Wess G, Leeb T. A 16-bp deletion in the canine PDK4 gene is not associated with dilated cardiomyopathy in a European cohort of Doberman Pinschers. Anim Genet 2013; 44(2):239.

Maria Ignez Carvalho Ferreira, Professora adjunta aposentada do Departamento de Medicina e Cirurgia Instituto de Veterinária - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - CRMV RJ 1.417.

Sites acessados:

https://www.dobermandiversityproject.org/

https://embarkvet.com/

https://www.vetgen.com/canine-dob-panel-testing.html

http://www.animalgenetics.us/Canine/Genetic_Disease/DCM.asp

http://www.vetnostic.com/index.php?route=product/product&product_id=90

http://cepav.com.br/textos-tecnicos/

https://dobermann.de

http://www.linkgen.com.br/Caes

https://genera.com.br/teste-dna-animal.php

https://www.optigen.com/

https://www.ofa.org

https://www.pawprintgenetics.com

http://www.redevet.com.br/index.php/tutores/assuntos-importantes/doencas/